Comemorar o quê??? Logo os portugueses... tantos outros países europeus pra colonizar o Brasil, e vem logo os portugueses...
Pois bem, não entendo pra que tanta comemoração! Eles nem queriam vir para o Brasil, tanto que vieram pra cá 300 anos depois do descobrimento. Na verdade, só vieram porque precisavam fugir dos Franceses... mas não vou dar aula de história aqui não!
Enfim, sabendo dessas comemorações, lembrei de 1993, nos meus inocentes 7 anos de idade, quando passava na TV um jingle do plebiscito entre monarquia, parlamentarismo e república, “VOTE NO REI...”, que eu achava lindo e cantava sem parar:
Revendo esse vídeo hoje - que inclusive é muito brega e mal feito, qualquer analfabeto virtual faz em um movie maker - pensei como seria se a monarquia tivesse ganhado!
Estaríamos como a Inglaterra, Suécia e Japão?
Este ano, os próprios descendentes de D. Pedro II, D. Pedro Carlos e D. Francisco, se declararam republicanos para um jornal espanhol. E que não apoiariam uma monarquia no Brasil.
Dizem que o presidencialismo, seja ruim ou não, tem lá suas vantagens: nosso líder pode ser renovado em 4 anos, no máximo 8.
Peraí, peraí... vantagem?
Não sou metida em política e não sei a fundo como funciona. Mas será se o fato de um presidente pegar um país que o presidente anterior “fudeu” e ter que resolver tudo em quatro anos não seria exatamente onde está o problema?
Poxa... quando será que vai ter de novo um “VOTE NO REI”? Se o jingle e a produção “cinematográfica” for melhorzinha, quem sabe até ganhe. Talvez até surja algum tipo de “bolsa sei lá o que” pra quem votar no rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário